Conhecemos uma escola por meio dos valores que ela representa. Quando unimos todos
esses valores em um único símbolo, construímos o nosso Brasão. Ele atua como uma metáfora dos nossos princípios defendidos e permite que qualquer pessoa compreenda rapidamente toda a natureza de nossa escola.
O Brasão da Montessoriana Escola Infantil lembra a escola, todos os dias, dos princípios que norteiam a felicidade dos alunos. Essa é a maior finalidade do nosso trabalho. Não à toa, o símbolo se localiza no peito, perto do coração de cada um de nossos professores e alunos. O coração fala diretamente com nosso brasão e, simbolicamente, mistura os valores com o amor que existe em ensinar a teoria montessoriana.
A felicidade que se enxerga em sala de aula, também pode ser vista no brasão por meio do lema que está escrito nele: “considerate lilia agri quomodo crescunt”, que significa: “reparai os lírios no campo: como crescem!”.
Reparar e crescer. A Escola acredita na importância da observação atenta e constante para que haja crescimento. As crianças são nossos lírios, tão puros e capazes de florir campos enormes.
A Escola se guia pela razão e pela fé para divulgar a educação das virtudes humanas. E, assim, permitir que predominem os hábitos operativos bons e as atitudes firmes, que regulam nossos atos, ordenam nossas paixões e guiam nossa conduta.
Temos entre nossos valores: a ordem, a sinceridade, a solidariedade, a compreensão, a perseverança, a lealdade e a responsabilidade.
O Brasão é nosso passado, presente e futuro
O Brasão representa muito da nossa tradição. O símbolo carrega história e a luta de Maria Montessori por uma educação completamente respeitosa em relação à criança.
Mas, o brasão também representa nosso momento atual, daquilo que fazemos e vivemos diariamente dentro de sala de aula. E, representa ainda, o futuro, quando entre os ideais da escola está a vontade de criar adultos que pensem, aprendam, façam, avaliem e refaçam tudo de novo se for necessário.
A origem e o valor das virtudes
A Escola crê que existem razões de sobra para insistir na importância das virtudes. As
virtudes, sendo hábitos, começam a desenvolver-se desde o nascimento da criança.
Ensinar virtudes é também esperar florescer. É dar segurança e autonomia à criança, aguardando que, em alguma momento, ela será completamente capaz de atuar por si mesma e de responder aos desafios sociais.
Representações de cada parte do escudo
Cada cor e cada desenho do nosso Brasão representa uma virtude.
Branco – Significa a virtude teologal da Fé. É acreditar em Deus e nos ensinamentos
de Jesus Cristo, embora a Escola não seja confessional, acreditamos que a fé é um ato pessoal, como livre resposta do homem a Deus que se revela. Mas é, ao mesmo tempo, um ato celestial, que se exprime na confissão: “Nós cremos”. Com efeito, é a Igreja que crê. Desse modo, com a graça do Espírito Santo, ela procede, gera e alimenta a fé de cada um. Por isso a Igreja é Mãe e Educadora.
Vermelho – Significa a virtude cardeal da Fortaleza. A fortaleza assegura a firmeza
nas dificuldades e a constância na procura do bem.
Verde – Significa a virtude teologal da Esperança. É a virtude pela qual nós
desejamos e esperamos de Deus a vida eterna como nossa felicidade, repondo nossa
confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos o auxílio da graça do Espírito Santo para
merecê-la e perseverar até o fim da vida terrena.
Flor-de-lis significa a inocência, a pureza e a candura. A pureza exige o pudor,
que, guardando a intimidade da pessoa, exprime a delicadeza da castidade e regula olhares e gestos em conformidade com a dignidade das pessoas e da comunhão.
Nosso brasão é parte do nosso trabalho de formar a consciência moral das crianças para que seja reta e verídica. Para nós, a escola é a continuação do lar. Como o lar é uma escola de virtudes, a Montessoriana tem a firmeza de fazer o bem todos os dias e vivenciar todas essas virtudes. E, por isso, carrega no peito seu brasão respeitado e cheio de valor.