Em meio a recente pandemia do Covid-19, o Coronavírus, muitas informações sobre a situação estão sendo propagadas, o que podem gerar situações de pânico. Neste momento, é importante reforçar as medidas de prevenção e cuidar do psicológico das crianças. Os profissionais da educação e os pais precisam esclarecer as dúvidas das crianças, passar a informação correta e evitar ansiedades.
Apesar das crianças terem sido pouco afetadas pela doença, elas são consideradas vetores que podem transmitir o vírus para os pais e, principalmente para os avós. Os idosos fazem parte da população considerada grupo de risco e merecem todo o cuidado possível.
Entre os principais sintomas do Coronavírus estão: sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar. Porém, pode causar sintomas leves, como um resfriado comum até quadros mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória aguda.
E como tratar sobre o tema com as crianças?
Tome cuidado com a quantidade de informações sobre o assunto. Pergunte o que a
criança já sabe sobre o Coronavírus e alerte sobre as possíveis notícias falsas.
Não há necessidade de falar do número de mortos. Essa informação pode causar
ansiedade nas crianças.
Explique a verdade de forma a não assustar a criança. Ela tem direito às informações
verdadeiras, mas fique atento às reações dela.
Use o momento como uma oportunidade para ensinar sobre união, empatia e
humanidade. Mostre o q ue o cuidado e o amor coletivo são capazes de fazer.
Convide a criança a expressar como ela está se sentindo e valide as emoções dela.
Conforte a criança com explicações de profissionais para aumentar a sensação de
segurança. Sites de organizações internacionais como o UNICEF e a Organização Mundial da Saúde são ótimas fontes de informação. Busquem boas informações juntos.
Ensine as medidas de precaução para que elas se sintam mais fortes nesse momento
de vulnerabilidade. Além disso, isso pode ajudá-las a sentir que estão colaborando com o mundo e com os amigos.
Ensine a cantar o "Parabéns pra você" ou qualquer música que ela goste durante a
lavagem das mãos. Assim, elas podem seguir as recomendações de maneira leve e divertida, além de entenderem qual o tempo de contagem necessário para deixar as mãos completamente limpas.
Imagens do Covibook de Manuela Molina
Por fim, a psicóloga infantil Manuela Molina criou o Covibook. O guia traz imagens ilustradas para que os pais possam educar as crianças sobre o Coronavírus. O guia ilustrado pode ser baixado gratuitamente logo abaixo.
A Escola Montessoriana suspendeu as aulas por determinação do GDF. Para acompanhar as informações, acesse o nosso instagram @montessoriana_escolainfantil ou entre em contato pelos números 3345-0445 ou 3345-4443.
Comments