É praticamente impossível fugir dos dispositivos tecnológicos nos dias de hoje. E não há o que discutir sobre a enorme capacidade que eles possuem de entreter as crianças. Mas a verdade é que esses recursos podem atrapalhar o desenvolvimento natural da criança e ainda podem estressá-la.
O que diz o Método Montessori?
O método Montessori considera a fase sensorial do desenvolvimento até os seis
anos de idade. Nesta fase é fundamental que as crianças trabalhem todos os sentidos. O natural desenvolvimento das habilidades das crianças acontece com base na exploração e na curiosidade infantil. Por isso, no início, trabalha-se poucos sentidos de cada vez, justamente para evitar os excessos que podem confundir a mente da criança.
Dessa forma, os dispositivos tecnológicos, como o celular, tablet, notebook e a televisão, transmitem informações demais. O mundo real é bastante estático e menos brilhante do que o mundo das telas. É tudo em excesso, cor demais, som demais, o que pode cansar o cérebro da criança e atrapalhar o desenvolvimento natural.
Na Montessoriana Escola Infantil, acreditamos que nesta faixa etária existem aspectos mais relevantes do que ferramentas tecnológicas. A sala de aula Montessoriana é muito rica em materiais sensoriais e desenvolver as habilidades através da estimulação sensorial é mais rico e necessário do que o uso de tecnologias. Isso não deixa a sala obsoleta, até porque as crianças já recebem esses estímulos em casa. Então, na escola, as crianças se permitem sentir, experimentar, brincar, pintar. Quanto mais concreta e real for essa realidade, mais ganhos as crianças terão.
E o que fazer se a criança já é muito acostumada com as novas tecnologias?
É possível mudar e diminuir o tempo das crianças nesses dispositivos. A ideia é oferecer mais atividades do mundo real, em vez de tirar os dispositivos. Assim, aos poucos a criança naturalmente irá fazer essa mudança. Por exemplo, se a criança está acostumada a passar o final de semana assistindo desenhos na televisão, pode-se tentar trocar por atividades montessorianas de interação.
É complicado fugir das tecnologias nos dias de hoje, mas os pais devem se esforçar para que o tempo de uso não seja exagerado. Além disso, deve considerar o estilo de vida deles mesmos nessa decisão. Se os próprios pais diminuírem o tempo de exposição, as crianças poderão seguir o exemplo. O método Montessori considera que se educa a criança a partir do mundo em que ela vive e a primeira infância é um momento que não volta, são experiências que não terão em outra fase da vida. Aproveitem para deixar as telas de lado.
Comentarios