Talvez, você já tenha reparado que seu filho ou sua filha adora mexer nos potes da cozinha, encaixá-los, observar cores e tamanhos. Esse é um processo muito comum na educação dos sentidos. Educar os sentidos é refinar a percepção e é dessa forma que a criança se torna capaz de perceber o ambiente.
Até os 3 anos, esse refinamento dos sentidos está em processo. Assim, ele ocorre de maneira inconsciente, o que na prática significa que a criança pode pegar qualquer coisa que lhe chamar a atenção. Ela ainda não sabe escolher o que pegar e o que não pegar, mas é justamente essa educação dos sentidos que vai permitir que ela aprenda a escolher conscientemente.
Somente após os três anos a criança irá escolher o que pegar e racionalizar suas escolhas.
A educação dos sentidos para a criança é uma autoeducação
Esse processo de refinar os sentidos é a maneira que a criança tem de educar a si mesma para agir no mundo. Para isso, existe a necessidade da repetição das atividades que ela sente que precisa realizar.
Como dito no início do texto: encaixar os potes é uma atividade que a criança consegue desenvolver suas habilidades motoras e a percepção visual. Para ela, não é importante que eles estejam organizados, mas sim, o trabalho com eles é que faz a diferença no seu desenvolvimento. Nessa fase, o objetivo da criança em repetir essas atividades é o refinamento dos sentidos.
“A educação dos sentidos tem como objetivo o refinamento da percepção da diferença de estímulos por meio de exercícios repetidos”.
Maria Montessori em "Pedagogia Científica
Educação dos sentidos em casa e na escola
Ainda que existam ótimos materiais didáticos voltados para a criança, em casa, a própria casa possui materiais suficientes para ela desenvolver os sentidos. Existem potes, panelas, roupas de várias cores, canetas coloridas, livros e qualquer objeto seguro que a criança mostrar-se interessada.
É possível que, por meio da observação atenta, o pais percebam por si mesmos onde a criança se sente mais à vontade dentro de casa e quais objetos provocam interesse. A partir disso, podem ser realizadas atividades de classificação, separação, textura com esses materiais.
Na Montessoriana Escola Infantil, procuramos trabalhar a educação dos sentidos da criança, por meio das atividades de repetição. Nosso espaço possui um ambiente para deixar as crianças à vontade e oferecer a elas aquilo que atende suas necessidades de desenvolvimento.
Assim, é preciso que os adultos entendam que o objetivo da educação dos sentidos não é absorver conteúdos, mas desenvolver aquilo que a criança já traz com ela, sua forma de sentir o mundo. É potencializar os dons do sentido que ela já possui e, para ela, é uma grande mágica poder utilizar suas capacidades, usar suas mãozinhas para reconhecer um objeto ou perceber o cheiro de uma flor usando o nariz. Para a criança, o mundo tal como ele é basta para educar seus sentidos, ela só precisa ter um espaço tranquilo e seguro para isso.