As escolas Montessorianas possuem um segredo muito importante que as diferencia das escolas tradicionais: os exercícios de Vida Prática.
As atividades de Vida Prática são a base do método Montessori, porque fazem parte da vida cotidiana da criança e envolve ordem, organização e limpeza. Porém, eles são muito mais do que isso!
O que ninguém te conta sobre os exercícios de Vida Prática
Em um primeiro momento, os exercícios de Vida Prática são atividades diárias realizadas para manter a ordem do ambiente. Mas eles também possuem um outro caráter que vai além do desenvolvimento da ordem, do funcional e da organização de objetos.
Os exercícios de Vida Prática objetivam pessoas e relações!
Explico melhor: Esses exercícios que já fazem parte da vida cotidiana do adulto e que, muitas vezes, ele não gosta de fazer, para a criança proporciona uma oportunidade de participar da vida do adulto e se relacionar com ele.
E a criança deseja muito participar da vida da pessoa que ela tanto admira.
A criança naturalmente sente um estímulo muito grande para realizar essas atividades, porque ela deseja "oferecer ajuda" à mãe, ao pai, aos irmãos. Ela deseja fazer, participar.
Isso acontece, porque a criança percebe essas atividades muito além das funções executoras que elas têm, elas as percebem como ações construtivas de si mesmas e das relações a sua volta.
Quando a criança executa as atividades de Vida Prática, ela se sente inteiramente parte do ambiente e da vida das pessoas que ela ama!
É por isso que não é esforço e sofrimento nenhum quando crianças com dois anos já fazem uso de movimentos para pegar colheres, cortar, lavar, despejar, arrumar a mesa, etc.
Alguns pais podem acreditar que estão protegendo as crianças quando fazem as atividades da casa e do dia a dia por elas, mas mal sabem eles que estão privando seu filho de vivenciar uma experiência construtora de si mesma! E que a criança se sente muito mais feliz ao participar.
Os exercícios de Vida Prática possibilitam a criança desempenhar um papel de protagonismo no ambiente em que vive, começar a construir sua noção de independência e se relacionar com os pais.
Por isso, permita isso ao seu filho ou filha.
Permita que ela realize sozinha aquilo que já é capaz de fazer de acordo com sua idade e que ela receba apoio em relação ao que ainda está aprendendo.
Ela merece esse amor em forma de Vida Prática! <3
- Gostou do texto? Deixe sua curtida abaixo.
Comments